Quer conquistar aquele emprego dos sonhos? Adecco te dá 10 dicas para que seu currículo seja destacado

Um bom curriculum vitae faz total diferença entre ser ou não chamado para uma entrevista de emprego. Conheça 10 dicas da Adecco para que seu currículo seja destacado.

1. Se coloque no lugar do empregador
Antes de tudo, você precisa perceber que tipo de profissional estão procurando para a vaga e assim responder em conformidade. Quanto mais você se mostre correspondente para o cargo mais a chance de conseguir a vaga desejada.

2. Seja honesto, muito honesto. 
Mentir no Currículo será um desperdiço do seu tempo e do empregador, caso for detetado. Não é necessário mentir, pelo contrário, destaque suas reais capacidades e competências que farão a diferença e que vão ao encontro do que o empregador procura.

3. Se torne fácil de ser contactado
Pode parecer algo óbvio mas nem tudo mundo deixa seus contatos atualizados. Todos seus contatos (nome, endereço, telefone e email) precisam estar de uma maneira que sejam fáceis de localizar.  Se você tiver um portfólio publicado, coloque também link, mostrar o que você já fez conta vários pontos.

4. Foco naquilo que você tem para oferecer para a empresa
Lembre de algo importante: seu currículo estará concorrendo com muitos outros currículos. Imagine que quem está lendo, está olhando para um livro. Você continuaria a leitura de um livro que a introdução não é boa? Provavelmente não. O mesmo acontece com seu CV, ele precisa ser interessante respondendo algumas questões importantes do leitor:  Esta pessoa consegue desempenhar o cargo anunciado? Terá o perfil adequado para se encaixar nesta empresa?

Demonstre o seu envolvimento em projetos que trouxeram um retorno do investimento. Por exemplo, em vez de relatar que coordenou uma equipe, apresente os resultados que daí surgiram: Melhorou a produtividade ou a eficiência?

5. Adeque o seu CV para a oferta em questão 
Faça várias versões do seu currículo, adapte segundo a necessidade do cargo e suas experiências.  Por exemplo, se a empresa solicita experiencia em comunicação coloque isto em destaque.

6. Layout
Utilize um layout organizado. Se possível, apresente o CV apenas em uma página; escolha uma única família tipográfica, com o corpo de texto em tamanho 10 ou 12; nos títulos, utilize um tamanho máximo de 16 para títulos e opte pelo negrito em vez de o colocar totalmente em maiúsculas ou sublinhar, lembre novamente: a leitura tem que ser algo agradável, o leitor tem que ficar com vontade de querer saber mais de você.

7. Atenção à linguagem
Mantenha a informação concisa e livre de gírias; Use frases curtas; Não fale de si mesmo como por exemplo, “Eu fiz, eu criei”; Verifique a ortografia e a gramática para que não constem erros, verifique mais de uma vez.

8. Criatividade
Se a sua área de atuação permite apresentar currículos que possam ir além do convencional, use isto ao seu favor para causar uma melhor impressão no recrutador e convencê-lo das suas habilidades.

9. Experiência profissional
Os recrutadores geralmente estão interessados nos seus empregos mais recentes, então concentre-se nas suas duas últimas posições.

Comece da sua posição mais recente para a mais antiga; Indique cargo, data de início e fim, nome da empresa com uma breve descrição dela, segmento, número de colaboradores, área de atuação, etc além de uma breve descrição das suas responsabilidades.

10. Referências
Poderá incluir os nomes e detalhes de contato de suas referências em seu currículo, mas não é algo obrigatório num CV. De qualquer das formas, é importante que estas estejam alertas para um eventual contacto.

 

Ao seguir estas 10 recomendações, a chance de você ser contactado para uma entrevista de emprego aumentará consideravelmente. Quando alguém está lendo seu CV ele precisa ficar com o seguinte pensamento  “Eu quero mesmo conhecer pessoalmente essa pessoa, quero saber mais desse livro!”

Na atualidade empresas se preocupam mais com aquilo que você conquistou, construiu e não com um CV lotado de informações. Seja objetivo e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco