De repente, CEO!

Ser CEO não é uma tarefa fácil. Saiba quatro dicas que poderão lhe ajudar a se destacar no processo seletivo do CEO for One Month da Adecco – e que podem ser usadas também em sua carreira profissional

C1M_TW_header

 

Se você gostaria de saber como é ser um CEO, agora você pode: estamos oferecendo a chance de um jovem se tornar CEO por um mês da nossa empresa. Entretanto, se você realmente espera que isso se torne realidade, saiba que isso não irá acontecer como um concurso. Para você ser o escolhido, você passará por processos de seleção rigorosos, mas não se desespere: acredite em seu potencial, da mesma forma que nós acreditamos! Para lhe ajudar, saiba de quatro dicas fundamentais que poderão facilitar (ou quem sabe garantir) a conquista desse programa incrível!

 

1. Estabeleça um estilo próprio de agir, focado em gestão, abordagem e resultados

Quando você estiver à frente de toda a empresa ou diante de uma área ou parte significativa da mesma, você poderá ter a experiência de gerir pessoas. Para tal, você precisará pensar em algumas questões: você tem espírito de liderança? Você acredita que as pessoas gostariam de trabalhar com você e para você? Alguma vez você já passou alguma situação em que as pessoas se destacaram ou se desenvolveram através da sua ajuda ou orientação? No momento da entrevista, você poderá usá-las como referência já que, de alguma forma, foram beneficiadas por sua instrução, seja em um estágio ou emprego anterior, como também na vida pessoal.  Assim, o recrutador conseguirá avaliar sua capacidade de conduzir equipes. Se você ainda tem poucas experiências profissionais, comece a construir uma “vivência em gestão de pessoas” agora, mantendo sempre o controle dessas referências e seus resultados.

2. Construa um saldo de conquistas mensuráveis ao longo do tempo

Além de pessoas, um CEO também precisa gerenciar orçamentos, e isso tem impacto direto na saúde financeira da companhia – receita, custos e lucros etc. Dito isso, é importante que você saiba discutir sobre ocasiões semelhantes em sua vida. Quais situações ou tomadas de decisão mensuráveis podem ser atribuídas a você em suas experiências profissionais ou pessoais? Note que “atribuídas a você” é um fator crítico aqui. Você precisa ser capaz de demonstrar que suas ideias, esforços ou atitudes contribuíram para a conquista de “saldos positivos”. Este é o momento em que funis de emprego passam por desvantagem, visto que os resultados mais complexos poderão levar tempo, e você só terá passagens curtas em cada papel, sendo difícil lapidar essas conquistas. Se você está longe do mercado de trabalho ou não possui referências nesse aspecto, lembre-se de que você pode começar a deliberar sobre uma série de questões que ocorrem diariamente em nossas vidas: assuma papeis onde você possa concretizar procedimentos e assumir decisões.

 

Portrait of beautiful girl using her mobile phone in cafe.

 

3. Mantenha a motivação e dinamismo para novos desafios

A motivação e o dinamismo também poderão contribuir para uma progressão em sua carreira. Um exemplo é a obtenção de cargos cada vez mais altos focados em gestão e estratégia, como supervisores, coordenadores e gerentes. Com base nos títulos, podemos inferir que uma pessoa que atinge esse patamar dentro de uma empresa regularmente expande suas responsabilidades. Por essa razão, podemos ver um progresso no âmbito do trabalho em razão do tamanho de equipe e orçamentos dados a essa pessoa, isto é, o profissional começa a ter mais pessoas para gerenciar, mais dinheiro para controlar, mais clientes e projetos, entre outros encargos. E não pense que tudo isso deva ocorrer daqui a muito tempo – um CEO por um mês da Adecco com certeza terá competência para assumir cargos de destaque em futuros próximos. Por essa razão, acreditamos que os candidatos mais competitivos e dinâmicos poderão gozar de ascensões em intervalos regulares, sobretudo por seu alto potencial.  Assim, se você está fora do mercado de trabalho, deve equilibrar a necessidade crítica de somar conquistas ao currículo com a manutenção da sua motivação pessoal. Se você está empregado, ainda que possa ser capaz de continuar a ter um impacto positivo sobre a sua empresa, não descarte a possibilidade de ter um salto em sua carreira, com maiores oportunidades e desafios – o programa CEO for One Month é uma ótima chance para isso. 🙂

4. Desenvolva uma visão estratégica sobre o negócio

Finalmente, haverá sempre aqueles candidatos exemplares – com afinidade para gestão de pessoas, que conseguem apresentar resultados mensuráveis e com carreiras dinâmicas. O que separa o “meramente” talentoso do talentoso é a sua visão estratégica sobre o negócio em sua liderança. Qual é a sua visão sobre a empresa? Quais atitudes você teria assumindo cargos mais altos? Por que o seu plano de ação é o mais correto para a obtenção dos nossos objetivos, por que este é o momento certo para iniciarmos isso e por que você é a pessoa mais certa para nos levar até lá?  Se você não consegue apresentar respostas assertivas agora, você deve começar a afiar sua visão empreendedora: em sua última experiência profissional ou atual, quais foram/são as oportunidades ou desafios mais significativos? O que você faria/faz para chegar lá? Depende de você se destacar de seus concorrentes e ficar acima do mercado. Nunca se esqueça de aprender com os suas situações de desenvolvimento mais recentes, para que você possa tirá-las proveito e, assim, mostrar que sua visão estratégica pode ser exatamente a solução que a empresa precisa.

CF1M_Stamp_version_black_red

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco