No Dia do Amigo, saiba como criar vínculos no trabalho

3167

Criar vínculos. Saber adotar o poder se de aproximar das pessoas, tanto na vida pessoal como profissional, é uma virtude que nos admite avançar nessas áreas mais rapidamente, além de nos transmitir maior confiança e conforto com nosso meio social. No ambiente de trabalho, mesmo quando existe a pressão de executarmos nossas tarefas e resolver problemas por conta própria, é importante aprender com o conhecimento e experiência das pessoas ao nosso redor.

Trabalho em equipe

Pedir ajuda e/ou a opinião a um colega não só nos permite superar obstáculos em nossas funções cotidianas com mais facilidade, como também pode ser a chave para o fortalecimento da relação com os nossos pares. Quando enfrentamos uma tarefa incomum que encaramos com dificuldade, isso pode servir de oportunidade para que um colega nos mostre meios mais adequados de executá-la, permitindo que ambos usem dos seus conhecimentos para juntos solucionarem o problema, e vice-versa.

Confiança

O próximo passo é estabelecer um vínculo de confiança. Ao precisarmos confiar parte de um processo do nosso trabalho a outra pessoa, ela se sentirá responsável por resolver a situação da melhor maneira possível. No entanto, para que isso realmente ocorra, é necessário que toda a relação seja estabelecida sob um clima de consideração mútua e cordialidade. Para tal, nunca podemos nos esquecer de sermos coerentes em nossas solicitações: sabemos que a forma como falamos pode trazer muitas interpretações, portanto, jamais devemos ser imperativos; o ideal é abrir o jogo e mostrar nossas reais necessidades na esperança de que o nosso parceiro nos apresente possíveis soluções ou formas de colaboração viáveis.

Proatividade

Ao mesmo tempo, é indispensável que nós também nos posicionemos dispostos e preparados a ajudar. O ideal é estarmos sempre disponíveis e, antes mesmo que qualquer pessoa solicite nosso apoio, demonstrar nossas habilidades e conhecimentos de forma humilde facilitará a compreensão de nossos colegas e permitirá que eles nos procurem livremente, decidindo a melhor maneira de auxílio. Os benefícios são óbvios quando agimos com cortesia e consideração com o coletivo. Faça também a sua parte!

Por fim, demonstrar nosso respeito e reforçar a valorização do trabalho de quem está diariamente conosco só favorece as intenções mútuas e contribui para a obtenção dos objetivos finais que, em síntese, são os mesmos: o sucesso da empresa. Estreitando o relacionamento com nossos colegas permitirá, ainda, que estendamos este vínculo também para fora do ambiente de trabalho. Feliz dia do amigo! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *