Esteja preparado para o eSocial

Adecco - Esteja preparado para o eSocial

Nem todo mundo sabe, mas em breve, empresas de quaisquer segmentos e tamanhos deverão se adequar ao eSocial, fornecendo informações do que se refere à folha de pagamento de seus colaboradores. Pensando nisso, propomos a seguir uma breve explicação do que se trata essa nova ferramenta e como ela impactará o dia a dia e os negócios das empresas. Seja você empregador ou empregado, é importante que todos estejam preparados para as mudanças! Confira:

Afinal, o que é eSocial?

O eSocial é um instrumento governamental que visa armazenar, em um sistema digital unificado, dados pertinentes aos colaboradores e à contratação de mão de obra, seja ela efetiva ou temporária. Sua função é simplificar a forma como as organizações administram as suas informações, sejam elas trabalhistas, previdenciárias ou fiscais. Em outras palavras, ele garante os direitos dos trabalhadores, facilita aos empregados o cumprimento de suas obrigações e contribui para o fluxo de fornecimento das informações necessárias aos órgãos governamentais, como INSS, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho etc.

O eSocial nas empresas

Sendo totalmente digital, o serviço exigirá que as empresas se preparem para enfrentar eventuais desafios ao longo de seu processo de implantação e execução. Ele impactará positivamente os sistemas e processos operacionais de diversas áreas como fiscal, financeira, segurança e medicina do trabalho, jurídico, recursos humanos, administração de pessoal, TI, entre outras.

Conforme o cronograma previsto, o prazo para as empresas se adaptarem ao eSocial está próximo. De acordo com a Resolução n° 1 de 24 de junho de 2015 do Diário Oficial, está previsto que em setembro deste ano o eSocial seja obrigatório para empresas cujo faturamento anual fora superior a R$ 78 mi em 2014. Para as demais, o prazo se estende para janeiro de 2017.

Conte com a Adecco

É inevitável, mas a implantação do eSocial exigirá uma mudança em todo o ambiente corporativo. Não somente as alterações nos métodos fiscais, previdenciários e trabalhistas, mas a maneira como as organizações deverão se dedicar ao processo de colhimento de dados será fundamental para que tudo ocorra conforme o esperado. Para tal, é estritamente importante que haja, além da tecnologia necessária, uma mão de obra especializada para a execução deste processo transitório.

A Adecco pode garantir ao seu negócio a contratação temporária dos melhores profissionais para a implantação do eSocial. Estamos prontos para ajudar você e a sua empresa a simplificar o acesso a essa tecnologia e minimizar os impactos às suas equipes e departamentos. Não deixe para a última hora, prepare-se agora para as mudanças!


Para mais informações do recurso, consulte o Manual de Orientação do eSocial em www.esocial.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco