Quais competências destacar em um currículo?

2324

Ao estruturar o seu currículo, definir uma boa estratégia será a peça fundamental para ajudá-lo a conseguir um emprego no menor tempo possível. Candidatando-se a uma vaga de emprego, busque sempre medir a compatibilidade entre as suas habilidades e os requisitos para a posição. Isso irá contribuir em sua decisão sobre quais aptidões você deve destacar no currículo que irá enviar à candidatura em questão.

Concentrar-se apenas nas competências que você gostaria de demonstrar ou desenvolver sem ter em conta o que as empresas realmente buscam é uma decisão equivocada. Você não deve pensar apenas sobre o que você gostaria de oferecer às empresas, mas também considerar as exigências de mercado e as necessidades ao seu redor. Para tal, fazer uma avaliação correta de suas habilidades e competências determina quais são as que mais se ajustam às ofertas de emprego atuais. Feito isso, você deve descrevê-las em seu currículo.

Diante deste cenário, reflita: em primeiro lugar, você conhece bem quais são seus pontos fortes? É importante que você comece a descobrir quais são suas melhores habilidades que poderão ser aproveitadas em um emprego. Em segundo, você deve avaliar o que o mercado está esperando de você. Esta análise pode ser feita de muitas maneiras, como, por exemplo, através do LinkedIn, buscando ex-alunos de sua universidade e observar como eles se comportam na rede, em que trabalham e em quais empresas estão. Para isso, vá até a seção “minha rede” do seu perfil e digite “encontrar antigos alunos”. A ferramenta irá exibir gráficos que mostram em quais áreas e empresas trabalham seus ex-colegas de classe e quais são suas aptidões em destaque. Você também poderá filtrar por carreira ou assunto, além de investigar profissionais com formação semelhante a sua que trabalham no campo de atuação do seu interesse e/ou que estudaram em outras universidades.

Você também pode avaliar as preferências do mercado realizando uma leitura dos empregos disponíveis em sua cidade e observando os requisitos necessários em cada caso. Isso irá ajudá-lo a descobrir quais os pontos fortes mais valorizados pelas organizações. Contudo, lembre-se: jamais minta sobre as suas habilidades, afinal, elas serão avaliadas e postas à prova na sala de entrevista.

Depois de cruzar todas as informações obtidas, realizando uma avaliação pessoal e observando as principais necessidades do mercado, você será capaz de encontrar as competências-chave para destacar em seu currículo. Além disso, é fundamental estudar cuidadosamente cada trabalho para personalizar o seu currículo, destacando as habilidades que cada empregador exige especificamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *