Conflitos no trabalho? Saiba como resolvê-los

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Ter conflitos no trabalho é uma situação delicada, sobretudo por entendermos o quão importante é ser feliz no trabalho e manter um bom relacionamento com os colegas e gestores. Portanto, quando houver um conflito com um deles, você deve tentar solucionar esta situação o mais rapidamente possível, caso contrário, ela poderá sair totalmente do controle: além de interferir negativamente o ambiente de trabalho, pode nos fazer sentir frustrados e insatisfeitos, afetando diretamente o nosso desempenho e nossos níveis de produtividade.

Mas o que fazer para resolver os conflitos no trabalho? Embora cada problema tenha suas peculiaridades, existem estratégias para lidar com os conflitos que muitas vezes trazem bons resultados. Saiba como:

  • Esqueça o passado: às vezes é difícil, mas procure não olhar para trás e não guarde mágoa ou rancor. Todos nós cometemos erros e, quando surgem os conflitos, é inútil focarmos nos pensamentos negativos que involuntariamente vêm à nossa cabeça, pois eles só persistem e alimentam sentimentos ruins. O ideal é concentrarmos a nossa atenção sobre o presente, livrando-nos do passado de modo que todos os nossos esforços estejam basicamente em encontrar formas de abordagem para alcançar a desejada reconciliação;
  • Seja compassivo: a empatia é uma habilidade fundamental que devemos cultivar sempre que possível. Assim, quando os conflitos ocorrem no trabalho, devemos tentar nos colocar na posição da outra pessoa para, então, entender as razões que a levaram a se comportar daquela maneira. É válido ressaltar que a compaixão e a empatia não só devem ser praticadas quando surgem conflitos, e sim se tornarem habituais ao longo de nosso dia a dia de trabalho;
  • Encare os fatos objetivamente: devemos esquecer os rumores e boatos que se espalham feito fogo; isso não nos leva a lugar algum. O mais prudente é concentrarmos toda a nossa atenção em avaliar o que realmente está ao nosso redor e, então, poderemos facilmente entender o que de fato está acontecendo, sem deixar nos levar pelo o que estão comentando nos corredores da empresa;
  • Avalie a sua versão: antes de qualquer situação conflitiva no trabalho, é necessário submetermo-nos ao autoexame em relação ao nosso comportamento e atitudes. Muitas vezes, a nossa visão do conflito pode ser influenciada por fatores externos que, quem sabe, sequer condigam com a realidade. É recomendável, portanto, que sempre enxerguemos a situação como um espectador e, partir daí, nós conseguiremos analisar melhor nossa conduta frente ao conflito. Assim, juntamente com a empatia que mencionamos antes, isso favorece para que todos os problemas que eventualmente possam acontecer, dentro ou fora do ambiente de trabalho, sejam resolvidos de forma saudável e construtiva.

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