Dinâmica de grupo: saiba como se preparar

676681_ae1ffb5722364b7587e537909d729756

 

É claro que, quando você pensa sobre uma entrevista de emprego, logo imagina uma sala de reunião com uma ou duas pessoas da empresa onde você quer trabalhar que terá de enfrentar. Provavelmente você pensou certo. Contudo, por mais que entrevistas individuais sejam bastante comuns em nosso país, elas geralmente não são únicas: podem vir acompanhadas da tão temida dinâmica de grupo.

As razões pelas quais uma empresa realiza entrevistas em grupo podem ser bastante distintas; ela pode ter recebido uma grande quantidade de candidaturas e não quer deixar de entrevistar nenhum candidato porque todos cumprem com os requisitos exigidos, ou, pelo contrário, querem realizar uma entrevista muito mais profunda para que possam conhecer as características psicológicas e comportamentais de cada candidato, bem como suas competências e habilidades. Neste caso, normalmente, é lançado um desafio a todos os candidatos que, obviamente, deverão resolvê-lo. Desta forma, os recrutadores podem entender como cada um reage a determinadas situações e, então, decidir em conformidade.

Como você pode ver, é difícil prever como as entrevistas em grupo serão desenvolvidas, pois elas sempre são muito dinâmicas e construídas sob necessidades específicas. Entretanto, nada é impossível – você pode se preparar seguindo estas dicas:

Seja você mesmo: quando você estiver em um grupo muito diversificado em que fora proposto um desafio difícil de se alcançar, seja fiel ao seu instinto e mostre-se como realmente é. Se você tentar assumir um papel que não corresponde à sua personalidade, tudo será mais difícil e lhe custará manter uma falsa conduta durante toda a entrevista.

Explore sua criatividade: note que os recrutadores estão tentando conhecer um pouco mais sobre você através de suas intervenções. Se te propuserem um desafio, procure uma solução criativa; ela poderá ser o que realmente irá diferenciá-lo dos outros candidatos.

Cuidado para não ser egocêntrico e agressivo: mencionamos anteriormente que entrevistas em grupo são, em sua grande maioria, sempre muito dinâmicas. Por essa razão, você não deve cometer o erro de tentar se destacar dos seus adversários com atitudes egocêntricas e agressivas, pois, aos olhos dos recrutadores, isso pode não parecer uma conduta ideal para um trabalho e convívio em equipe. Lute por seus pontos de vista com elegância e defenda suas propostas com determinação e persuasão, mas também com humildade, bondade e flexibilidade, uma vez que quase nenhuma empresa preza por colaboradores complicados e de difícil convivência.

Fuja dos confrontos: em consonância com o item acima, quando um confronto surge, tente ser diplomático e defender sua posição sem cair na desqualificação em decorrência de comportamentos explosivos e antiprofissionais.

Controle seu tempo: às vezes é difícil, mas tente obter informações que te ajudem a presumir o tempo da entrevista. Quando o momento final se aproximar, sintetize suas ideias e propostas para reforçar a conclusão. Não deixe de expressar nenhuma grande ideia, principalmente se você não tiver noção do seu tempo; seus adversários e recrutadores precisam saber quais pontos em você são de fato diferenciais de sua qualidade profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *