Para começar bem 2017: Descubra sua fonte de motivação!

Smiling businessman sitting at conference table

A motivação é uma sensação cheia de segredos, ou por acaso você não acha intrigante descobrir que há pessoas que, apesar de terem péssimos empregos, são felizes e se esforçam para fazer o melhor em seu trabalho, e outras que, pelo contrário, têm excelentes oportunidades profissionais e não são capazes de mantê-las? E você, é daquelas pessoas que precisam encontrar uma motivação para o trabalho e não sabe onde encontrá-la?

Pois bem, gostaríamos de lhe apresentar uma solução. A fonte de toda motivação está dentro de nós e se chama GRATIDÃO. Isso, em letras maiúsculas, porque é uma palavra admirável que marca a diferença entre aqueles que conseguem enfrentar com êxito seus desafios mais difíceis daqueles que não encontram razão para iniciarem suas manhãs de forma otimista.

A gratidão que estamos falando é, principalmente, uma atitude perante a vida: ser grato pela chance de se levantar todas as manhãs e ser capaz de mudar a realidade. Mesmo quando tudo pode parecer impossível, não é: ser grato frente às oportunidades que a vida nos dá nos permite aprender com os nossos erros, nos esforçar para mostrar que somos capazes e seguir em frente, sabendo que os êxitos são alcançados com paciência e dedicação.

Encarar as circunstâncias como oportunidades nos faz construir um presente apropriado para garantir um futuro melhor, e essa é a maior motivação que podemos sentir; ela nos incentiva a darmos sempre o melhor de nós mesmos.

Contudo, se você sente que não há formas de sair de onde está, que seu trabalho não te faz feliz e que não encontrará motivação em nada daquilo que fizer, comece a agradecer por estar vivo, aqui e agora. Agradeça por poder pensar e agir por si mesmo e imagine um presente e/ou futuro diferente, utilizando sua força criativa para descobrir as oportunidades de mudança ao seu redor. Sempre é possível fazer algo diferente, por menor que seja a sua atitude. As mudanças que fazemos nos permitem avançar no sentido exato no qual realmente queremos caminhar.

Agradeça sempre o passado por ter te permitido aprender e o presente que o ajuda a seguir crescendo. Reconheça todo esse tempo investido em busca de um emprego que lhe fez aprender e desenvolver novas competências e habilidades; todas as tarefas em que você falhou mas que te ajudaram a aprender com seus próprios erros; seu emprego que não é o ideal mas que te abriu as portas de novos contatos, novos mercados, novas experiências.

Compreender que o passado e o presente servem de grandes lições para um futuro melhor, podendo ser parte da motivação que você está buscando, faz com que você consiga seguir progredindo e amadurecendo pessoal e profissionalmente. Por fim, mas antes de tudo: valorize-se. Respeite suas qualidades como pessoa e como profissional; aquele que se identifica com sua rotina, com seus colegas e seu ritmo de trabalho é mais feliz. Ame o que você faz!

Um comentário sobre “Para começar bem 2017: Descubra sua fonte de motivação!

  • Boa tarde !!!!
    Sou uma pessoa bem comunicativa sempre trabalhei na área metalúrgica, hoje estou parado a procura de um emprego na minha área Soldador ou à disposição de uma nova area de emprego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *