Saiba como ser descoberto pelos recrutadores!

istock_000061454444_large

O mercado de trabalho tem sofrido com o desencontro entre os pré-requisitos das empresas e a falta das habilidades necessárias por parte dos candidatos. Basicamente, novos empregos têm surgido, contudo, nem todos conseguem ser preenchidos pelos profissionais certos. Podemos considerar, portanto, que os processos de recrutamento e seleção têm tido grandes desafios em sua busca por talentos.

Como uma alternativa, empresas e recrutadores estão se tornando cada vez mais criativos em como encontrar os candidatos certos. Conhecer dessas técnicas de recrutamento pode ajudar você a conquistar seu próximo emprego. Confira abaixo as maneiras mais comuns dos recrutadores encontrarem candidatos atualmente:

1. Preste atenção em suas redes sociais

As redes sociais ainda são uma ferramenta popular de recrutamento, particularmente porque elas são um modo mais fácil dos recrutadores localizarem candidatos passivos, ou seja, aqueles que não estão buscando por um emprego. Por isso, é importante que você se certifique que seus perfis estejam sempre coerentes e apropriados – se você imagina que algo que você postou pode interferir negativamente na decisão de um recrutador, apague-o imediatamente.

Além disso, comece a monitorar o mercado através de hashtags em ambientes que permitem essa interação como Twitter, Facebook e Instagram. Por exemplo, se você busca por um emprego de Analista Contábil, selecione hashtags como #analistacontabil ou apenas #contabilidade, seguido por #emprego, #carreira e quaisquer outras palavras relacionadas a recrutamento e seleção.

Além disso, procure as oportunidades profissionais em Company pages das companhias que você tem interesse em trabalhar. Muitas companhias, especialmente as maiores, criam perfis em redes como o LinkedIn, por exemplo, exatamente com esse propósito. Além disso, quando elas postam a abertura de uma vaga, geralmente realizam uma sessão com dados, requisitos e quaisquer outras informações relevantes para o processo seletivo. Esta é uma boa maneira de descobrir quais as principais exigências de mercado e fazer uma reflexão sobre seus pontos fortes e os de melhoria.

2.  Participe de comunidades online

Para muitas carreiras, existem comunidades online relacionadas a trabalho. Empresas e recrutadores podem frequentemente postar suas vagas nesse ambiente, ou manter seus olhos abertos para encontrar candidatos. É muito fácil encontrá-las utilizando a busca do Google, digite “fórum [título da posição]”. Por exemplo, se você está procurando por comunidades online relacionadas à engenharia de produção, busque por “fórum engenheiro de produção”. Esta é uma ótima maneira de construir e manter um networking com profissionais da sua área de atuação, profissionais de recrutamento e seleção e, talvez o mais importante, potenciais empregadores e seus futuros colegas de trabalho.

3. Participe de comunidades da vida real

Provavelmente, esta dica é uma alternativa saudável para aqueles de nós que trabalham e gastam parte de suas vidas em frente a uma tela de computador. Existem grandes comunidades e associações da vida real lá fora. Se há alguma em particular que se relaciona com o seu trabalho, você deve considerá-la o quanto antes. Mas, além disso, existem feiras, convenções, workshops e feiras de recrutamento que auxiliam no seu conhecimento pessoal e desenvolvimento profissional. Nesses ambientes você irá fazer novos contatos, discutir ideias, aprender sobre assuntos novos e, claro, terá a chance de ser contemplado por um recrutador.

4. Entre para a shortlist dos recrutadores

Muitas vezes as coisas não saem conforme o esperado quando você se aplica para um trabalho. Talvez tenha sido uma escolha difícil e faltou pouco para você conseguir aquela posição, ou, ainda, eles gostariam que você tivesse um pouco mais de experiência antes de contratá-lo. De qualquer maneira, os bons recrutadores têm construído listas dos melhores candidatos que passaram por eles, de modo que a próxima vez que uma posição similar abrir, eles terão os candidatos prontos para escolher. Se você quer entrar nesta lista, antes de tudo seja cordial quando eles recusam você como um candidato. Em seguida, torne mais fácil sua permanência na lista enviando-lhes atualizações ocasionais sobre os caminhos que tem percorrido em sua carreira.

5. Torne seu perfil no LinkedIn claro e atrativo

O LinkedIn continua sendo uma ferramenta poderosa para recrutar, mas é importante considerar que, atualmente, existem milhares de pessoas na rede com um perfil similar ao seu. Recrutadores à procura de um candidato possivelmente irão gastar pouco tempo vasculhando o seu perfil – tenha em mente que um recrutador gasta, em média, 6 segundos avaliando seu currículo. você deve presumir que eles gastem ainda menos no LinkedIn. Portanto, mantenha o seu perfil o mais conciso possível. Use números para comprovar seu trabalho – não basta dizer que você cresceu as vendas da sua empresa, diga que você aumentou R$ XXXXX,XX de receita no ano.

Finalmente, certifique-se de que o seu perfil do LinkedIn e seu currículo são compatíveis. Se há posições em seu perfil que não estão em seu currículo ou datas que não se correspondem, você deverá corrigir a inconsistência ou estar preparado para explicar a diferença em uma entrevista.

6. Referências ainda contam

As referências são uma maneira extremamente popular que as empresas usam para encontrar funcionários. O que isso significa para você? Bem, você definitivamente vai querer passar algum tempo nas dicas 2 e 3 para ajudar a crescer a sua rede. Além disso, é bom ter em mente não importa onde você esteja em sua carreira, a pessoa que você trabalha ao lado hoje pode ser a que ajuda você a obter um grande emprego amanhã. A maioria dos recrutadores inteligentes irá perguntar às suas melhores contratações quem são suas pessoas favoritas com quem trabalharam no passado e as manterão em sua shortlist.

7. Faça seu próprio trabalho

O freelance tornou-se uma maneira cada vez mais popular dos recrutadores preencherem seus postos de trabalho. Considerar um trabalho independente dará a você várias vantagens, como a capacidade de conhecer várias empresas, prestar serviços a elas até finalmente receber uma posição regular. Essa técnica ajuda, ainda, a você conhecer sobre a cultura das organizações, o estilo de liderança e o nível de demandas com quem está trabalhando, antes mesmo de, eventualmente, receber uma proposta de trabalho efetiva.

Ok, boa sorte e boa viagem em sua caça ao trabalho. Este é um grande momento para estar de olho nas oportunidades e definir quais caminhos seguir. Com as habilidades certas e uma boa estratégia, este poderá ser o momento de aterrissar em seu emprego dos sonhos!

Um comentário sobre “Saiba como ser descoberto pelos recrutadores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *