Como conseguir um emprego sem experiência?

young-professional-walking

Se você está iniciando sua vida profissional, ambiciona uma posição melhor que a atual ou quer migrar para uma área totalmente diferente da sua, provavelmente se questiona sobre como obter o trabalho desejado sem possuir a experiência necessária para função. De fato, esse será um dos seus principais obstáculos.

Entretanto, jamais encare isso como um impeditivo diante dos seus objetivos; é muito comum que as pessoas deixem de tentar concorrer a uma vaga por entender que não estão preparadas para assumir tal posto e acabam por dispensar o óbvio: a chance de um começo. Então, jamais desanime! Confira a seguir algumas recomendações para a sua falta de experiência que irão ajudá-lo a conquistar o emprego dos seus sonhos:

Dê evidência às suas habilidades. O que realmente os recrutadores querem saber quando perguntam aos candidatos sobre as suas experiências é o quanto suas habilidades são compatíveis às exigências da posição. No entanto, não somente experiência de trabalho prova que você está qualificado para executar as tarefas exigidas; você também pode revelar seus pontos fortes que se desenvolveram ao longo de outras circunstâncias, seja no âmbito profissional ou pessoal: resiliência, proatividade, habilidade de liderança, versatilidade ou multi-tasking (capacidade de exercer várias funções ou tarefas ao mesmo tempo). Há, ainda, atitudes plenamente valorizadas por parte de empresas e recrutadores, como a prestação de serviços voluntários, atividades extracurriculares ou cursos de extensão. Antes de qualquer entrevista de emprego, faça uma análise sobre quais são os seus pontos mais favoráveis com relação aos requisitos da posição.

Saiba demonstrar seu valor. Se você ainda precisa fortalecer algumas das habilidades mais importantes para o trabalho de interesse, é importante ressaltar seus diferenciais, fornecendo algum valor à empresa, de modo que seja percebido. Existem algumas competências atitudinais e de comunicação que são de grande estima para as empresas, pois colaboram para um ambiente de trabalho mais eficaz e harmônico. Se você está em início de carreira e aos poucos começa a participar de entrevistas, enfatize sempre sua paixão, sua capacidade de trabalhar, sua ambição de crescimento pessoal e sistêmico, além de toda a energia que você pretende canalizar em seu próximo trabalho. O entusiasmo é uma grande vantagem competitiva que muitos empresários sentem falta em candidatos.

Invista em sua capacitação e desenvolvimento. A adição mais importante para a experiência é a capacitação. Se você não tem experiência laboral mas possui cursos, treinamentos ou especializações específicas compatíveis à função, você certamente tem em sua posse uma ferramenta inestimável para defender a sua capacidade de executar e desempenhar as tarefas que a posição lhe demandar. Lembre-se também de levar a sério seus estudos – além da exigência do conhecimento que adquiriu em aula, as instituições nas quais você passou podem servir de referência para o recrutador, que certamente buscará saber sobre o seu desempenho acadêmico. Assim, caso o investimento em cursos de capacitação sempre esteve fora dos seus planos, é o momento de reavaliar!

Finalmente, a exigência de experiência frente a uma posição nada mais é que uma necessidade que os recrutadores possuem para confirmar que você tem a capacidade para desempenhar as funções e assumir as responsabilidades do cargo. Seja sempre criativo e planeje a melhor maneira de demonstrar aos recrutadores que você tem tudo o que é necessário para o emprego, além daquele “algo a mais” que faz de você o candidato ideal.

Boa sorte 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *