Dia Mundial da Água: uso consciente no ambiente de trabalho

adema_ziemann_water_graph

Longe dos noticiários e do cotidiano da maioria das pessoas, a crise hídrica no Brasil ainda é uma triste realidade que está longe de ser solucionada. Se considerarmos a distribuição geográfica do país, mais da metade da população passa por alguma dificuldade com relação à distribuição e consumo dos recursos hídricos. De acordo com dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), um ser humano precisa ter acesso a, pelo menos, 110 litros de água diariamente para atender as necessidades básicas de consumo e higiene.

Pensando nisso, a ONU criou, em 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água, uma forma de celebrar e conscientizar sobre a importância deste recurso natural tão essencial para a permanência da vida em nosso planeta. Não somente hoje, mas diariamente, devemos nos lembrar sobre como podemos promover o uso sustentável da água em quaisquer ambientes, seja dentro de casa, no trabalho ou até mesmo nas ruas.

Sendo uma empresa preocupada com o bem-estar, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade de empresas e seus profissionais, nós da Adecco gostaríamos de utilizar esta data para apresentar algumas formas de como podemos administrar corretamente o consumo da água em nosso ambiente de trabalho – afinal, passamos mais tempo em nossas empresas que em nossas próprias casas. Veja como:

Ao sair, apague a luz! Talvez passe despercebido para a maioria das pessoas, mas a principal fonte de energia do país provém da água. Por essa razão, devemos sempre estar atentos aos ambientes com luzes acessas que não estejam sendo utilizados. Apagar as luzes após utilizar o banheiro ou uma sala de reunião também fará toda a diferença.

Desligue o ar condicionado. Procure sempre desligar os aparelhos de ar condicionado ao sair de sua sala ou empresa. Se não for pedir muito, você pode desliga-los pelo menos 1 hora antes do final do seu expediente. Mas por quê? Simples: o racionamento de 1h diária corresponde a uma economia de 12,5% no gosto do dia, representando o equivalente a um mês inteiro e energia poupada ao ano.

Mantenha as torneiras fechadas. É importante prestarmos atenção sempre em que formos usar a pia para escovar os dentes ou lavar as mãos. Uma torneira aberta gasta entre 12 a 20 litros de água por minuto, dependendo da pressão. Quando não a fechamos corretamente permitindo que água fique pingando invariavelmente, estamos admitindo um desperdício de cerca de 50 litros por dia.

Desligue seu computador. Muitos de nós mantemos nossas máquinas ligadas de um dia para o outro. O que nem todo mundo sabe é que mesmo em stand by ou conectados a uma fonte de energia nossos equipamentos estão consumindo eletricidade e, consequentemente, a água que abastece as hidrelétricas. Se for se ausentar por mais de duas horas e não for utilizar o computador ou laptop, já será considerado tempo suficiente para você precisar desligá-lo.

Use a descarga corretamente. Ao apertar uma descarga, chegamos a utilizar aproximadamente 20 litros de água. É evidente que devemos sempre utilizá-la, mas é importante que seja de forma consciente. A consciência também vale para o que jogamos nela – não descarte objetos, papéis, absorventes ou qualquer outro material durante a descarga. Além de aumentar as chances de entupir o vaso sanitário, seu reparo também demandará um desperdício desnecessário de água.

E lembre-se: sempre que descobrir vazamentos em instalações de sua empresa como cozinha, copa, banheiros e até mesmo os aparelhos de ar condicionado, informe imediatamente a área de serviços gerais ou manutenção. Sendo a empresa a nossa segunda casa, devemos trata-la com respeito e dedicação. Vamos começar a colocar todas essas orientações em prática? #DiaMundialDaÁgua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *